Projeto de inovação: Monitoração de temperatura com IOT

admin
novembro 6, 2019 0 Comment

Em 2019, o DTI (Departamento de Tecnologia da Informação) do HCFAMEMA começou um trabalho de pesquisa e inovação focado em melhorias para o hospital. Uma das áreas de estudo é o “IOT”, ou “Internet das coisas”, conceito tecnológico que define objetos da vida cotidiana conectados à internet, com o objetivo de coletar dados e permitir a comunicação entre diversos equipamentos e pessoas.

Nesta última terça-feira (22/10), a monitoração de temperaturas com IOT foi implantada pelo DTI no Almoxarifado do Hospital das Clínicas de Marília.

Allan Ferreira, responsável pela equipe de projetos do DTI, explica que “o projeto começou no Almoxarifado e a intenção é de expandir para outros setores do HCFAMEMA que necessitarem deste tipo de dispositivo. No referido setor, existem medicamentos que precisam estar sob temperatura controlada e, atualmente, o controle é feito de forma manual com anotações em formulários.”

A solução tecnológica proposta, captura dados de temperatura em tempo real, armazena as informações na nuvem e permite o acesso através de qualquer dispositivo conectado à internet.

“Com temperaturas acima do nível estipulado, a coloração do medicamento fica alterada e, com temperaturas acima do estipulado, ocorre a cristalização que invibializa o uso do medicamento. E isso só é percebido no momento do preparo da medicação, dentro do hospital”, afirma Ricardo Germano dos Santos, chefe de seção do Almoxarifado Central, que agora pode monitorar a temperatura em tempo real.