Fórum Saúde 4.0

admin
novembro 6, 2019 0 Comment

No dia 25 de outubro, ocorreu a primeira edição do Fórum HCFAMEMA: Saúde 4.0, nascido da iniciativa do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) de engajar seus integrantes em inovação tecnológica e nos princípios da Revolução 4.0.

No dia 25 de outubro, ocorreu a primeira edição do Fórum HCFAMEMA: Saúde 4.0, nascido da iniciativa do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) de engajar seus integrantes em inovação tecnológica e nos princípios da Revolução 4.0.

O Fórum foi organizado pelo DTI com apoio da Superintendência do HCFAMEMA e contou com a ilustre presença dos seguintes palestrantes:

– Elvis Fusco, pós-doutor em Ciência da Informação pela USP e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional no Univem. Abordou os conceitos da “Transformação Digital” e como implantá-la como cultura institucional, enfatizando a diferença entre inovação e transformação digital, pois a primeira resume-se em uma ação ou uma série destas e a segunda é parte integrante da visão da instituição e refere-se à medidas constantes.

– Luís Hilário Tobler Garcia, doutor em Engenharia Mecânica pela USP e atualmente atua como coordenador do curso de Big Data no Agronegócio da FATEC Shunji Nishimura. A palestra que ministrou teve como tema os principais pilares da Revolução 4.0: “Big Data, IoT e Blockchain”, aplicando estes conceitos à realidade já vivida na Saúde 4.0.

– Rafael Sizenando, sócio-diretor da Visual HealthCare e sócio-diretor da Instant.wiki, abordou a “Saúde 4.0 na Prática” como parte da nossa realidade e o atual panorama mundial, nacional e regional quanto à essa prática, mostrando que aquilo que se pensava estar no futuro, está bastante próximo da realidade do HCFAMEMA e das pretensões da instituição.

– Rogério Batata, graduado em Ciência da Computação, com mais de 20 anos de carreira nas áreas de TI e atual agente de transformação digital em clientes nacionais e internacionais, abordou a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que vigora em 2020 e traz mudanças significativas para a forma como os dados são manejados e tratados, inclusive no ambiente hospitalar. Comentou sobre o impacto da LGPD e as medidas que devem ser tomadas para assegurar que a Lei seja cumprida.

Para o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Prof. Me. Nelson Miranda, “eventos como esse ajudam a construir a visão do HCFAMEMA que é ser reconhecido por práticas inovadoras para o desenvolvimento humano e social”.